Santo André, * *

Ato do Sindserv Santo André reúne cerca de 3 mil servidores no Paço Municipal
Categoria aprovou a continuidade da negociação com a PSA no dia 5 de maio e assembleia no dia 6. Pressão também abriu negociação da SE com todas as Comissões da Educação organizadas pelo Sindicato.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 29/04/2025

Imagem de Ato do Sindserv Santo André reúne cerca de 3 mil servidores no Paço Municipal

Daisy Dias conduz grande ato dos servidores públicos de Santo André - foto: Valdir Lopes

 

Com cartazes e palavras de ordem como “Em defesa de profissionais de inclusão nas escolas”, “Educação se faz em equipe” e “2% é uma piada” e" Sem valorização, não há motivação",  cerca de 3 mil servidoras e servidores de Santo André lotaram, nesta terça-feira (29), o Paço Municipal, durante o ato público organizado pelo Sindserv Santo André.

Pela manhã, houve paralisação nas unidades escolares e ato na SOSP. O motivo foi a contraproposta econômica da Administração Municipal rejeitada em Assembleia da categoria de 4%, parcelada em duas vezes: 2% em abril e 2% em novembro. A categoria reivindica 16,14%, índice calculado pelo DIEESE, que garante reposição da inflação e recomposição das perdas salariais.


As diretoras Flavia e Daisy conduzem grande ato público no dia 29 de abril no Paço - foto: Valdir Lopes

Aula na rua
O ato no Paço Municipal foi conduzido pelas diretoras Daisy Dias e Flavia Chiomento e contou com forte adesão de professores e profissionais da Educação da rede municipal de Santo André. Também participaram servidores da Saúde, CRAISA, SOSP, Paço, GCM, Trânsito, SEMASA e Funerária). 

“Nossa aula hoje foi na rua. Mostramos os inúmeros problemas enfrentados nas salas de aula, desde a falta de materiais até a ausência de profissionais de inclusão nas escolas. Merecemos respeito e valorização de verdade”, frisou Daisy Dias, que também é diretora da Confetam-CUT e da Fetam-SP.

Pressão da luta coletiva
Após a passeata conduzida pelo Sindicato, a categoria aprovou os encaminhamentos apresentados pela diretora Daisy Dias.

“Os trabalhadores aprovaram a continuidade da negociação com a Administração Municipal, com o Sindicato, na próxima segunda-feira, dia 5 de maio. Já na terça-feira, dia 6, realizaremos uma assembleia geral na sede do Sindicato. Esperamos uma contraproposta decente, um reajuste digno e melhores condições de trabalho”, destacou Daisy, sob aplausos.

A diretora  também destacou que a mobilização dos servidores nas ruas garantiu a abertura da mesa de negociação da Secretaria de Educação com todas as Comissões da Educação, organizadas pelo Sindserv Santo André. “Estava difícil agendar essas reuniões com a SE, e após nossa pressão, conseguimos. Isso é um avanço”, ressaltou.

A paralisação está suspensa neste momento. A categoria aguardará essa nova contraproposta da PSA na próxima segunda. Na Assembleia da Campanha Salarial de terça-feira, as servidoras e servidores da ativa e aposentados irão deliberar  se aceitam ou não essa proposta da Administração e definirão os próximos rumos do movimento.




Durval defende reajuste justo e coerente, em sua fala à Tribuna Livre 

A luta é coletiva e se faz com responsabilidade

Durval Ludovico, Representante Legal do Sindserv, fez uso da Tribuna Livre para defender as reivindicações dos servidores, pedir apoio dos vereadores às pautas e parabenizar a mobilização dos trabalhadores.

“Parabéns a todas as servidoras e servidores pela manifestação linda, com quase 3 mil participantes. É com essa organização, unidade e luta que vamos conquistar um aumento digno e um Acordo Coletivo de Trabalho que valorize o nosso trabalho. Esperamos agora uma boa contraproposta no dia 5 de maio na negociação com a Administração Municipal”, completou.

Ele também alertou sobre atitudes de algumas pessoas que tentaram tumultuar a categoria.  "É lamentável que algumas pessoas tentem se apropriar politicamente dos nossos atos para usar a categoria como massa de manobra. Estamos aqui para lutar por salário digno e valorização", frisou.














Fotos: Valdir Lopes




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Seminário "As Mulheres nos Espaços de Poder: na Política e na Sociedade" realizado no dia 28 de março de 2025