Santo André, * *

MTE firma parceria para ampliar capacitação de servidores públicos em Santo André (SP)
Sindserv adere à Escola do Trabalhador 4.0, plataforma que oferece 5,5 milhões de vagas gratuitas em cursos online de tecnologia e comunicação

Por: Assessoria de Imprensa do Ministério do Trabalho e Emprego
Publicação: 28/10/2025

Imagem de MTE firma parceria para ampliar capacitação de servidores públicos em Santo André (SP)

Foto: Allexandre Silva / MTE

OMinistério do Trabalho e Emprego (MTE) firmou mais uma parceria para fortalecer a divulgação e ampliar o acesso aos cursos da plataforma Escola do Trabalhador 4.0. O termo de adesão foi assinado pelo ministro Luiz Marinho e pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André (Sindserv), Durval Ludovico, durante audiência realizada no dia 28, em Brasília.

Durval Ludovico destacou a importância da iniciativa e a possibilidade de estender o convênio a outros municípios do estado de São Paulo. Já a diretora de Formação do Sindserv, Mirvane Dias, ressaltou o impacto positivo da plataforma na vida dos servidores e de seus familiares. “A Escola é fundamental para ampliar o acesso a melhores condições de trabalho e renda”, afirmou.

Com a adesão, o Sindserv se compromete a disponibilizar um espaço físico com computadores, acesso à internet e facilitadores para acompanhar os alunos. Durante a assinatura do termo, o ministro Luiz Marinho destacou que as parcerias são essenciais para garantir a conclusão dos cursos. “A estrutura oferecida pelas entidades parceiras, aliada ao acompanhamento dos facilitadores, evita que os alunos desistam diante das primeiras dificuldades. Eles são incentivados a seguir adiante”, afirmou o ministro.

As entidades parceiras têm seus facilitadores capacitados de forma online e gratuita. Os certificados emitidos aos alunos podem incluir a logomarca da instituição parceira, além das do MTE e da Microsoft. Até outubro de 2025, a Escola do Trabalhador 4.0 já contabilizava 2,2 milhões de alunos matriculados em todo o país.

Sobre a Escola do Trabalhador 4.0

Com atuação em todo o território nacional, a Escola do Trabalhador 4.0 integra o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, no âmbito do Programa Caminho Digital, e se destaca como uma das principais estratégias do Governo Federal para preparar a população para as novas dinâmicas do mundo do trabalho, reduzir desigualdades regionais e gerar oportunidades concretas de renda.

A iniciativa é uma parceria do MTE com a Microsoft e oferece 39 trilhas educacionais com 190 cursos, que abrangem desde o letramento digital até conteúdos avançados em Tecnologia da Informação. Os cursos são constantemente atualizados, não exigem escolaridade mínima nem limite de idade e incluem um teste de carreira para orientar o aluno na escolha da trilha mais adequada ao seu perfil. Ao final, os participantes realizam uma prova online e, ao acertar pelo menos 50% das questões, recebem certificação Microsoft.

Saiba mais sobre a plataforma aqui.

Seja parceiro da Escola do Trabalhador 4.0

Estados, prefeituras, entidades, associações e sindicatos podem se tornar parceiros da Escola do Trabalhador 4.0, em parceria com o MTE e a Microsoft, ampliando o acesso da população aos cursos da plataforma.

A solicitação de adesão deve ser realizada por ofício, enviado para semp@trabalho.gov.br, com cópia para deq@trabalho.gov.br.

A parceria não envolve repasse de recursos financeiros.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

5° Encontro dos Aposentados do Sindserv Santo André