Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 17/10/2025
Crédito das Fotos: Igor Cavallari
O Sindserv Santo André realizou, no dia (16), uma reunião ampliada com diversas categorias do serviço público para retomar os processos de reclassificação salarial que estão em andamento na Prefeitura.
A sede da entidade ficou lotada de servidores das áreas: pedreiros, encanadores, auxiliares de biblioteca, bibliotecários, psicólogos, assistentes culturais, pintores, assistentes sociais, técnicos de edificações, agentes de desenvolvimento infantil (ADI), auxiliares de enfermagem/recursos humanos, meio oficial de pedreiro, carpinteiros, agentes de atividades escolares (AAE), soldadores, fiscais de água e esgoto, eletricistas, carpinteiro, soldador, fiscal de água e esgoto, enfermeiro, recepcionista hospitalar, veterinária, funileiros, jardineiros, serralheiro, agente de lazer, mecânico, armador e mecânico de máquinas pesadas.

O Representante Legal, Durval Ludovico, fez um balanço dessa luta conjunta com as Comissões de Servidores, iniciada em 2018. As categorias lutam por um salário justo e compatível com a realidade do mercado.
“Organizamos também mobilizações e participações das categorias nas Tribunas Livres da Câmara Municipal, com o objetivo de sensibilizar a Administração e buscar apoio do Legislativo para a aprovação das reclassificações. Nossa gestão conquistou a reclassificação salarial de cerca de 6.000 servidores, com aumentos entre 20% e 50% nos vencimentos. Os aposentados e aposentadas também foram contemplados, por meio da paridade”, explicou Durval.
O dirigente reforçou que essas conquistas só foram possíveis por meio da Mesa Permanente de Negociação, conquistada na Campanha Salarial de 2022, que garantiu o canal de diálogo entre o Sindserv e a PSA sobre as pautas e reivindicações dos servidores. E o mais importante: com muita luta, mobilização e pressão do Sindicato junto com os servidores.
“É fundamental que todos vocês participem das nossas ações para, juntos, pressionarmos o governo municipal e os vereadores a atender mais pedidos”, destacou.
Durval também convidou os servidores a participarem da audiência pública sobre a LOA 2026 (Lei Orçamentária Anual). “É lá que são definidos os recursos da cidade, e precisamos pressionar para garantir recursos destinados às reclassificações e à valorização dos servidores da ativa e aposentados”, completou.

No encerramento da reunião, Durval elencou as ações de luta aprovadas pelos servidores em defesa das reclassificações:
Elaboração de uma carta-aberta à população, destacando a
importância do servidor público para a cidade;
Realização de um outdoor e ato público no dia 25
de novembro, com falas das categorias na Tribuna Livre da
Câmara Municipal.
O Sindserv irá encaminhar ofício ao prefeito e ao secretário de
Administração e Finanças para solicitar a reabertura das
negociações, o andamento dos processos já formalizados, além
de disponibilizar a relação das categorias e a data de
abertura.
De 2019 até o momento, 52 pedidos de reclassificação
protocolados no Sindserv foram atendidos, resultando em aumentos
salariais para mais de seis mil servidores. Hoje 78 pedidos
estão em andamento no Sindicato. O Sindicato está à
disposição dos servidores para informar sobre os processos abertos,
que podem ser conferidos no site da Prefeitura.




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima