Santo André, * *

Comissões das Merendeiras e Lactaristas do Sindserv reivindicam jornada de 30 horas e demais pautas à Secretaria de Educação
Mirvane e Bruna , diretoras do Sindicato, acompanharam as reuniões, prestando apoio e auxiliando as comissões na defesa de suas propostas.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 07/07/2025

Imagem de Comissões das Merendeiras e Lactaristas do Sindserv reivindicam jornada de 30 horas e demais pautas à  Secretaria de Educação

card- Reuniões

Dando continuidade ao debate sobre as pautas dos profissionais da Educação, na última sexta-feira, 4 de julho, foram realizadas reuniões com as Comissões das Merendeiras e com as Lactaristas da Educação, organizadas pelo Sindserv Santo André, com a Secretária Adjunta de Educação, Carla Menezes, com o diretor de RH da PSA, Rogério e com o gerente Gerente da Gerência de Administração de Pessoal da SE, Rodrigo Neves. 

Mirvane Dias e Bruna Rúbia, diretoras do Sindicato, acompanharam as reuniões, prestando apoio e auxiliando as comissões na defesa de suas propostas.

Durante a reunião, foram discutidas as pautas prioritárias das categorias, entre elas: a redução da carga horária para 30 horas semanais sem diminuição salarial; melhorias na infraestrutura de trabalho, incluindo o espaço físico, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e os equipamentos das cozinhas e lactários; formação continuada específica para as funções de merendeiras e lactaristas; além de questões relacionadas à insalubridade, lotação e possibilidade de transferência para unidades próximas à residência dos profissionais.

O Sindserv acompanhará todos os encaminhamentos junto à SE e manterá diálogo contínuo com as categorias para garantir que as reivindicações avancem. 

“Reforçamos também a importância da mobilização coletiva para o fortalecimento da luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional”, destaca Mirvane Dias, diretora do Sindicato. 

Importante destacar que essa mesa de negociação com a Secretaria de Educação é resultado da grande mobilização e adesão dos servidores da ativa e aposentado, em destaque aos professores e profissionais da Educação,  à paralisação e ao ato público organizados pelo Sindserv Santo André, no dia 29 de abril, durante a Campanha Salarial 2025.

SAIBA OS ENCAMINHAMENTOS DAS REUNIÕES COM A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO:

REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA
A Secretaria de Educação realizará um estudo de viabilidade para a diminuição da carga horária para 30 horas semanais sem redução salarial. Assim que concluído, os resultados serão apresentados em nova reunião com a Comissão e o Sindicato.

INFRAESTRUTURA E EQUIPAMENTO DE TRABALHO 
 A SE orientou que as categorias participem ativamente dos Conselhos de Escola para contribuir com a discussão e definição de prioridades na compra de equipamentos para cozinhas e lactários. Uma equipe de manutenção da Prefeitura está realizando visitas às unidades escolares para verificar as condições estruturais. O Sindicato se comprometeu a elaborar uma lista com as escolas e creches em condições mais críticas, a ser encaminhada à SE como prioridade de intervenção.

INSALUBRIDADE
 O tema está incluído no estudo que será apresentado também à CRAISA, considerando o impacto na remuneração e nas condições de trabalho das categorias.

PLANO DE CARREIRA
 A pauta do plano de carreira está em discussão na Mesa Permanente de Negociação do Acordo Coletivo entre sindicato e gestão.

LOTAÇÃO E TRANSFERÊNCIA 
 A Secretaria estuda a implementação de um processo de remoção parcial para as servidoras que tenham interesse em se transferir para unidades mais próximas de sua residência.

CHAMAMENTO DE CONCURSO
 Atendendo à solicitação do sindicato, a Prefeitura convocou 40 merendeiras aprovadas em concurso público, reafirmando o compromisso de não terceirizar o setor.

AJUSTES NA TABELA DE VENCIMENTOS
O RH está realizando estudos para ajuste de cargos, com atenção especial à situação das lactaristas.

ADEQUAÇÃO DE NOMENCLATURA
Foi sugerida a alteração do nome "lactário" para "cozinha do berçário" nas creches, em conformidade com a legislação vigente. Também foi proposta a mudança da denominação do cargo de lactarista para "cozinheira escolar", visando o alinhamento com a legislação federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e possibilitando adequações salariais.


Comissão das Merendeiras do Sindserv - Foto: SE



Comissão das Lactaristas do Sindserv - Foto: SE







Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima



 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Seminário "As Mulheres nos Espaços de Poder: na Política e na Sociedade" realizado no dia 28 de março de 2025