Santo André, * *

Sindserv Santo André apresenta projeto de Representação Sindical nas Escolas na CONAPE 2022
A diretora e professora Mirvane Dias e o professor e diretor, Rodrigo Gomes, participaram das discussões.

Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 19/07/2022

Imagem de Sindserv Santo André apresenta projeto de Representação Sindical nas Escolas na CONAPE 2022

Dirigentes dos municipais de Santo André, Presidente Prudente, São Bernardo, da Fetam e Confetam

Debater a importância de uma educação mais democrática, laica e inclusiva foi o tema central da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE 2022), que aconteceu nos dias 16,17 e 18, em Natal, no Rio Grande do Norte.

O evento foi organizado pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE) e o slogan central abordou: “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire”.

Participaram da Conferência 2.500 delegadas e delegados de todo país. Foram mais de 360 trabalhos inscritos, de todo o país, nas sessões de comunicação oral da conferência, sendo 260 aprovados para apresentação na Etapa Nacional, que apresentaram seus trabalhos no Centro de Convenções de Natal, na orla da cidade.

Representação Sindical nas Escolas

A diretora do Sindserv Santo André, a professora e Mestra em Educação Física, Mirvane Dias, participou dos debates e, na ocasião, apresentou o projeto de Representação Sindical nas Escolas Andreenses.
Esse projeto foi aprovado pela Secretaria de Educação de Santo André. “Nosso projeto tem o objetivo de escutar e traçar ações  em conjunto com os profissionais da Educação, deixando também o sindicato mais próximo desses profissionais”, explica a educadora.
A diretora também participou das discussões que debateram ações que tratam  da valorização dos educadores, de oficinas da Confetam (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT)
sobre Plano de Carreira, valorização dos profissionais da Educação e sobre a lei do Novo Fundeb.


Heleno de Araújo, Coordenador Nacional do Federação Nacional de Educação Pública e Rodrigo Gomes


Também participou das discussões, o diretor do Sindserv Santo André e dirigente da Confetam, o professor Rodrigo Gomes. “Lançamos a Plataforma dos Municipais para as Eleições 2022, que explica as principais pautas dos municipais. Alguns dos temas são a garantia do fortalecimento de um projeto de sociedade democrática com distribuição de renda, inclusão social, geração de emprego de qualidade, concursos públicos, trabalho decente e direito à comunicação e informação”, conta.


Foto: Jucelia da Confetam e professora Mirvane

Caminhada

Uma linda caminhada que reuniu 5 mil trabalhadoras e trabalhadores da educação de todo país abriu a CONAPE, no último dia 15.  As ruas de Natal foram ocupadas com uma marcha política e cultural.

Com orquestra de Frevo e um grupo de Maracatu, a categoria caminhou quase 5 km pelo centro da capital do Rio Grande do Norte com gritos de guerra em defesa de uma educação pública, de qualidade, democrática e laica.


Foto: Karen Silveira (Coordenação do Fórum Regional de Educação do ABCDMRR, Mirvane  e Ana Lucia Sanches (Secretária de Educação de Diadema)

Carta de Natal 2022

As trabalhadoras e trabalhadores aprovaram no último dia da CONAPE, ocorrido no dia 18, a Carta de Natal. Esse documento aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do país. Também destaca o compromisso coletivo em defesa da educação pública de qualidade, laica, democrática e inclusiva para todas, todos e todes.
 

Com informações de Thiago Marinho, da Assessoria de Comunicação da  Confetam -CUT


 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

Encontro dos Servidores Pais e/ou Responsáveis PCDs da PMSA - 23 de março de 2024 - Fotos: Valdir Lopes