Santo André, * *

Confetam/CUT: 22 anos na luta pelos servidores municipais!
A entidade é a representação máxima dos servidores municipais em nível nacional, reunindo 17 federações em sua composição.

Por: Thiago Marinho -Confetam
Publicação: 20/06/2022

Imagem de Confetam/CUT: 22 anos na luta pelos servidores municipais!

card

O Sindserv Santo André tem orgulho em ser filiado à Confetam-CUT e deseja muitos anos de lutas e conquistas para o funcionalismo público brasileiro! Confira abaixo, nota sobre a história da entidade:

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) completou no último dia (18) 22 anos de luta, na linha de frente, em prol dos servidores municipais de todo o Brasil.

Criada em 2000, a Confetam/CUT é hoje a representação máxima dos servidores municipais em nível nacional, reunindo 17 federações em sua composição. Ao todo, são aproximadamente 1,4 milhões de trabalhadores reunidos em 842 sindicatos filiados na luta pelo trabalho decente e pelo Serviço Público de qualidade, principal bandeira da Confetam/CUT.

A entidade coleciona lutas e conquistas históricas, dentre as quais destaca-se o estabelecimento da Campanha Salarial Unificada dos Servidores Municipais, estratégia que hoje garante uma pauta de reivindicações fortalecida em todo o País em prol dos diretos básicos da categoria. Foi a partir desta ação, que a Confederação reforçou, inclusive, a luta pelo cumprimento do direito constitucional ao salário mínimo, reduzindo o número de servidores públicos municipais que recebiam menos do que a remuneração base legal.

A Confetam/CUT também batalhou pelo Piso Nacional do Magistério, Piso da Enfermagem e pelo Piso dos Agentes de Saúde e Endemias. Atualmente, a Confederação investe na capacitação da sua rede para garantir o cumprimento da Leis Federais que ainda são negligenciadas por gestores municipais intransigentes.

Para além das demandas salariais, a Confetam/CUT atua fortemente na discussão de pautas públicas que interferem na sociedade. Daí a participação em conferências de Saúde, Assistência Social, Comunicação, Educação, dentre outras. Como integrante da Mesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), colabora com a construção de políticas públicas efetivas. O fomento à reflexão social também é nítido na promoção de eventos para discutir pautas prioritárias como a educação inclusiva, a terceirização, os direitos da mulher e a igualdade de oportunidades.

O trabalho desenvolvido levou à visibilidade do ramo dos servidores municipais dentro da Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior entidade sindical da América Latina. Do mesmo modo, a Internacional de Serviços Públicos (ISP) também reconheceu a importância da Confetam/CUT na luta pelo Serviço Público de qualidade.

Hoje a Confetam/CUT segue com um projeto para os servidores municipais, que é garantir um serviço público de qualidade para toda a população!

 




Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima
Redação: jornalismo@midiaconsulte.com.br


 

Mídia

Facebook

Galeria de Fotos

1º Fórum Regional da Guarda Metropolitana do ABCDMRR