Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 10/11/2025
cartaz-evento
Muita música boa, cultura e reflexões marcaram o evento em homenagem à agenda de lutas do Mês da Consciência Negra do Sindserv Santo André. O evento, realizado no último dia (8) na sede, foi organizado pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer do Sindicato sob a coordenação do diretor Luiz Henrique.
Participaram dirigentes das diretorias colegiada e de base do Sindserv, além de servidores e servidoras da PSA.
Debates importantes como os combates ao racismo estrutural e a conscientização sobre a Anemia Falciforme, doença que atinge, em especial, a população negra, foram abordados pela coordenadora do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, Maria Aparecida Santos, e pela enfermeira e palestrante Cristiane Aparecida.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 3.500 crianças brasileiras nascem por ano com anemia falciforme, é uma doença hereditária, reconhecida como uma das principais doenças genéticas do mundo. Para cada 1.400 crianças nascidas vivas, uma sofre de anemia.
Para identificá-la, basta o teste do pezinho em recém-nascidos que está disponível no Sistema Único de Saúde desde 2008 ou e nas gestantes no pré-natal.
Cultura e resistência

"Mais do que um mês de celebração, novembro é um convite à reflexão e à ação. A Consciência Negra não se resume a uma data no calendário: é uma prática diária de resistência, memória e transformação social", destaca o diretor do Sindserv Santo André, Luiz Henrique.
A programação também contou com a presença da
professora Rosângela que ensinou Samba Rock para os
participantes ao som do DJ Xandão.



Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima