Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 24/09/2025
Reuniões com as Comissões
Após pressão do Sindserv Santo André, a Secretaria de Educação realizou nesta terça-feira, dia (23), reunião com as Comissões dos Professores de Educação Física e Arte organizadas pelo Sindicato.
Participaram do encontro com o secretário de Educação, Pedro Botaro, e com a secretária adjunta, Carla Menezes, o Representante Legal do Sindserv Santo André, Durval Ludovico, e as diretoras e professoras Daisy Dias, Mirvane Dias e Gabriela Mousse.
Os dirigentes do Sindicato prestaram apoio e auxiliaram as Comissões a buscarem soluções sobre as suas reinvindicações.
Durante a reunião, a Comissão dos Professores de Educação Física apresentaram uma série de pautas importantes.
Entre os pontos discutidos, destacam-se a revogação da atribuição de 2024, a lotação para todos os professores, o fim dos blocos e da carga horária de 21 horas, jornada mínima de trabalho e formação específica para Educação Física.
Também foi cobrada uma coordenação pedagógica específica para Educação Física, formada por alguém que entenda da rede e da disciplina.
RESPOSTA DA SE
Em resposta às demandas, a Secretaria de Educação se comprometeu a realizar uma pesquisa sobre a carga horária dos professores de Educação Física, que será enviada pela GAPE para todas as unidades escolares.
Além disso, foi colocado em estudo a possibilidade de uma relotação total, baseada na classificação do concurso, para não deixar os professores em mais de uma unidade escolar.
A SE informou que voltará a formação específica e disseram que estão estudando o melhor formato.
Também ficou acordado que a Comissão de EF após a pesquisa participará da elaboração da organização do quadro de carga horária por unidade escolar junto com o Sindserv e a SE.
PAUTAS DA COMISSÃO DOS PROFESSORES DE ARTE
Para os professores de Arte, a Comissão junto com o Sindicato apresentou diversas solicitações.
A pauta incluiu a atribuição de um professor por escola, a ampliação da carga horária e a diminuição do número de escolas por bloco, já que atualmente cada professor atende a três unidades.
Foi discutida a questão do pagamento de horas extras e flex, além da necessidade de coordenação pedagógica e formação específicas.
A falta de material pedagógico e estrutura de trabalho adequadas para as aulas também foi um ponto da pauta com a Secretaria de Educação.
POSIÇÃO DA SE
A Secretaria de Educação informou que fará uma pesquisa para entender a situação da carga horária dos professores de Arte, levando em conta que o município têm 53 professores para 65 EMEIEFs.
Será estudada a viabilidade de ampliação da carga horária e a diminuição das escolas nos blocos por professor.
No entanto, a Secretaria ressaltou que não têm mais professores disponíveis no último concurso, o que torna necessário um novo processo seletivo, cuja viabilidade será analisada junto ao Departamento de Finanças.
A SE também confirmou que as formações específicas para os professores de Arte serão retomadas e irá orientar as escolas sobre a utilização dos espaços, como o uso das lousas.
COMPROMISSO
O Sindserv Santo André permanecerá vigilante e acompanhará todos os
desdobramentos da Secretaria de Educação sobre as pautas das
categorias, cobrando para que avancem.
Também agendará novos encontros e seguirá cobrando empenho e
soluções práticas para que o próximo ano letivo comece com avanços
significativos para os professores e professoras de artes e
EF.


Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima