Santo André, * *
Por: Viviane Barbosa, da Redação do Sindserv Santo André
Publicação: 24/03/2025
card: Mídia Consulte
O Sindserv Santo André lança nesta segunda-feira (24), em suas redes sociais, a campanha “Basta de Violência: Agressão é Crime”. A iniciativa tem o objetivo de reforçar que o respeito às servidoras e aos servidores públicos é um direito garantido por lei, seja nas unidades escolares, autarquias ou em todos os departamentos e secretarias da Prefeitura.
Os recorrentes e alarmantes casos de violência nas escolas da rede municipal de Santo André motivaram o lançamento da campanha.
“Recentemente, uma professora da rede municipal foi agredida por uma mãe dentro da própria escola. Esse caso acende um alerta sobre a crescente onda de desrespeito e violência contra professores, profissionais da Educação e demais trabalhadores do serviço público. Agressão é crime, e situações como essa não podem ser naturalizadas nem toleradas”, afirma a professora Daisy Dias, diretora do Sindserv Santo André.
Segundo o Artigo 331 do Código Penal Brasileiro, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime. Além disso, agressões verbais ou físicas devem ser denunciadas e tratadas com seriedade pelas autoridades competentes.
O Sindserv reforça:
“É inaceitável que um servidor público, no exercício da sua função, seja alvo de qualquer tipo de violência. Reforçamos que o respeito ao servidor é uma obrigação legal”.
Minuta de
lei
Preocupado com os recorrentes e alarmantes casos de violência nas
unidades escolares, o Sindserv Santo André apresentou, em 27 de
outubro de 2022, aos vereadores da Câmara Municipal, uma minuta de
Projeto de Lei que propõe a criação de uma “Política de Prevenção à
Violência contra os Profissionais da Educação nas Escolas
Municipais”.
Desde então, o Sindicato tem feito um apelo aos vereadores para que aprovem a proposta e a transformem em Lei na cidade de Santo André.
Entre as medidas previstas, o PL propõe estimular a reflexão sobre a violência física e moral cometida contra os profissionais da Educação no exercício de suas atividades, seja em escolas, centros de formação de educadores ou nas comunidades.
Outra iniciativa importante é a implementação de ações preventivas, cautelares e punitivas em situações que coloquem esses profissionais sob risco de violência ou coação, comprometendo sua integridade física e moral.
Como fazer a denúncia
O Sindicato orienta que, em caso de agressão ou qualquer forma de violência no ambiente de trabalho, a vítima procure imediatamente o Sindserv para receber apoio e orientação.
Canal de denúncia do Sindserv Santo
André: (11) 4433-1870
Fortaleça quem luta junto com você
Diretoria do Sindserv Santo André
Assessoria de Comunicação e Imprensa -Mídia Consulte Comunicação & Marketing
WhatsApp: 55 + (11) 9+6948-7450
Editora e Assessora de Imprensa: Viviane Barbosa MTB 28121
Assessoria de Tecnologia da Informação e Website: Egberto Lima